Património

IGREJA DE ANTUZEDE

Orago: Santo Agostinho

A igreja foi reformada no Sec. XVIII, segundo o estilo popular barroco. Possui uma fachada ampla, com porta centralizada e janela ao nível do coro alto com curvatura. Ladeiam-na dois fogaréus com uma torre campanários com duas aberturas, mostrando a sineira dupla, germinada à sua esquerda. A escada de acesso à sineira é um trabalho deste século. Duas amplas janelas laterais, iluminam o seu interior. A igreja é espaçosa de nave única e coro alto, protegido por grade de madeira. Os retábulos principais e laterais, em estilo popular, são do Sec. XVIII. O principal tem ao centro uma pintura de Cristo, falando às crianças. É de madeira marmoreada, com frontão curvo, interrompido e suportado por dois colunelos de capitel com folhas de acanto. Encima o conjunto uma coroa solar. Os retábulos laterais, são semelhantes, onde o nicho central, é ladeado por dois colunelos de madeira marmoreada, que suportam um frontão curo interrompido por uma coroa solar.
No altar principal, vemos duas imagens em madeira, setecentistas finais, de Santo Agostinho à esquerda e de São Teotónio à direita, ambas mísulas douradas.
Na parede lateral, no nicho do lado direito, está uma imagem da Senhora da Saúde, de tamanho normal, do Sec. XVII, de estilo renascentista.
As Pia Baptismal, tal como as pias de água benta, são hemisféricas, do Sec. XVII. Ao centro do cruzeiro e em campa rasa, encontra-se sepultada uma figura da nobreza local, sem qualquer inscrição. 









http://www.freguesiadeantuzede.eu/

Sem comentários:

Enviar um comentário