Festas e Gastronomia

FESTAS DE ANTUZEDE
 
 
 

Padroeiro: Santo Agostinho
Festas em hora de Nossa Senhora da Piedade, em Antuzede, que se realizam durante cindo dias, no inicio de Setembro, de São Gonçalo, em Póvoa do Pinheiro, no primeiro domingo de Agosto, de Santo António em Cidreira, com duração de cinco dias, durante o mês de Julho; do Mártir São Sebastião, em São Facundo, com duração de cinco dias, em meados do mês de Julho, de Nossa Senhora da Esperança, em Gândara, com a duração de três dias e que coincide com a Páscoa, e do Senhor do Outeiro, durante dois dias, em meados de Abril.

 
 
 
GASTRONOMIA
 
 
 
 
Gastronomicamente, a freguesia de Antuzede, esteve sempre muito ligada à presença das linhas de água que a atravessam. Assim as famosas enguias fritas, o ensopado de enguias e os roubacos, que hoje tendem a escassear. Também a matança do porco, tradição que ainda hoje se mantém, contribuía para os petiscos que aqui se faziam: o serrabulho, o entrecosto assado na brasa e os enchidos de carne e de sangue.
No entanto, encontram-se ainda outros pratos, usados sobretudo em dias festivos: a chanfana, o cabrito, o borrego no forno, a galinha corada e o cozido à portuguesa. A “sorda” (papas de farinha de milho) e a “roupa velha” eram também consumidos em determinadas alturas do ano.
A doçaria, conta com o arroz doce, com os “belhoses” (no Natal) e o “folar” da Páscoa (hoje já em desuso).
Como os costumes populares registam-se as “Cantatas”, que eram orquestras improvisadas de tocadores de viola, violino, bandolim e outros, as “Danças de Roda” (danças que os jovens faziam ao Domingo à tarde), a “Serração da Velha”, na Quaresma e as “Pulhas” que se lançavam também por altura da Quaresma.









http://www.freguesiadeantuzede.eu/

Sem comentários:

Enviar um comentário